De cabeça para baixo
Alta tecnologia, Made in Japan.


sexta-feira, março 03, 2006  

Pequim, ou melhor, Beijing. O nome mudou quando da Revolucao. Que loucura, que mundo! Completamente diferente de Shanghai, que eh uma cidade de arranha-ceus, Beijing parece que parou no tempo. Os predios imponentes sao os do governo, todos no mesmo bloco e em linha reta (gracias, Stalin!) e o restante sao casinhas, ou construcoes baixas, antigas, caindo aos pedacos.

Alugamos bicicletas e nos mimetizamos entre os nativos. A cidade eh um caos organizado. As ruas sao planejadas entao nao da pra se perder. O transito - oh, ceus - eh de enlouquecer, apesar de haver guardinhas de transito em todas as esquinas, mais pra botar moral nas bicicletas que nos proprios carros. Mas vale a lei do mais pesado mesmo.

Passeamos por vielas minusculas, com varias casas ja demolidas e outras prestes a serem. Umas ate tinham uma faixa que interpretamos como: sua casa sera destruida em 10, 9, 8, 7...

Dizem que essas vilas antigas - hutongs - serao todos destruidos ate as Olimpiadas de Pequim, pra dar lugar a predios de apartamentos. Uma tristeza.

Na cidade proibida, vimos uma senhora chorando de felicidade, emocionada por finalmente estar ali, vendo a foto do Mao.

Coisas, pessoas, comidas inacreditaveis. Mas agora que eu descobri os chineses muculmanos, ali da fronteira com Kazakistao, Tajikistao, eu nao passo mais fome. A melhor comida ate agora foi um churrasquinho de cordeiro com um pao redondo, todo decorado. Lindo, delicioso, barato e limpo.

Ainda nao comprei minha camiseta I love Beijing, mas to quase la.

Cambio.


PS: Acho que a censura nao me deixa ver blogs. So consigo postar mesmo, mas gracas a Lila, que me fez um copy paste, li os comentarios.

posted by Bia | 3:35:00 PM


imperdivel
minhas fotos
blogs por aih
blogs no japao
jornais
archives