De cabeça para baixo
Alta tecnologia, Made in Japan.


sexta-feira, setembro 12, 2003  

Um pouquinho de historia.

Quando o Castelo de Edo foi construido, no comecinho do seculo 15, a vila era uma coisinha encravada no meio do pantano, proximo ao mar - praticamente um manguezal onde os japinhas catavam caranguejos para vender de toc-toc a 1 real na praia do Futuro. Viajei. Voltei. Em 1603, o Shogun Tokugawa Ieyasu resolveu botar ordem do terreiro e mandou drenar e aterrar o pantano e construir coisas mais decentes pros Samurais, os bambambans da epoca, e mercadores morarem. Pronto. Tava fundada a cidade de Edo, agora nossa tao querida e lotada Tokyo.

Nesse mesmo ano, foi construida a Nihonbashi, uma ponte que passou a ser o ponto de partida das 5 principais rotas de comercio durante e era Edo.

Ainda hoje, na regiao de Nihombashi ainda podem ser encontradas lojas que datam do periodo Edo, como a minha tao adorada Mitsukoshi, a mais antiga loja de departamentos do Japao, que antes vendia kimonos e agora virou um templo de consumo moderno.

A tal ponte, simbolo mor de Edo, continua la, mas foi ofuscada por uma highway que foi construida bem acima dela, deixando-a na sombra.

Pouco depois de um seculo de sua fundacao, Edo ja tinha mais de um milhao de habitantes, sendo a maior cidade do mundo. Em 1868, a capital do Japao passou de Kyoto a Edo, que foi renomeada Tokyo, a Capital do Leste.



Hoje, 400 anos depois, Tokyo continua fervendo e crescendo e sendo o palco de encontros entre o tradicional e o novissimo. Ta ok que Kyoto tem historia pra 1200 anos, mas Tokyo eh o lugar pra ver e ser visto e eu to aqui!

posted by Bia | 1:41:00 AM


imperdivel
minhas fotos
blogs por aih
blogs no japao
jornais
archives